sábado, 30 de julho de 2011

Gonadotrofina Coriônica Humana - BETA HCG

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. No início da gravidez as concentrações de hCG no soro e na urina da mulher aumentam rapidamente, sendo um bom marcador para testes de gravidez. Sete a dez dias após a concepção, a concentração de hCG alcança 25 mUI/mL e aumenta ao pico de 37.000-50.000 mUI/mL entre oito e onze semanas. É o único hormônio exclusivo da gravidez, fazendo com que o teste de gravidez pela análise de hCG tenha acerto de quase 100%. É o único exame que comprova exatamente a gravidez. Funções no Organismo - A principal função é manter o corpo lúteo (corpo formado por uma deposição de lipídio no folículo do qual saiu o ovócito secundário para a ovulação). O corpo lúteo secreta dois hormônios: a Progesterona e o Estrógeno. A função da hCG é manter o corpo lúteo no ovário durante o primeiro trimestre da gestação.
   
Um teste de gravidez é um teste para determinar se uma mulher está ou não grávida.A maior parte dos testes químicos para gravidez busca pela presença da subunidade beta da hCG (gonadotrofina coriônica humana) no sangue ou urina. A hCG, um hormônio produzido durante a formação da placenta, pode ser detectada no sangue ou urina após a fertilização, ou seja, após a fecundação do ovulo pelo espermatozóide.As células do embrião responsáveis pela segregação de hCG são as células do sincíciotrofoblasto.

O precursor do teste de gravidez era realizado na urina de mulheres provavelmente grávidas. Chamado Reação de Galli Mainini, consistia em injetar a urina a ser examinada no abdome de um sapo e colher a urina do mesmo após alguns minutos. Havendo presença de espermatozóides, o resultado era considerado positivo. Esse exame foi substituído pela aglutinação de látex sensível, chamada Planotest.

O teste de gravidez através da urina nao pode ser tão confiavel pelo fato de que outras patologias podem estimular o HCG, a melhor forma de confirmar a gravidez é exames de sangue após do décimo dia da provavel fecundação.

Hoje já existem diversas maneiras de você tirar a dúvida que assola milhares de mulheres que estão com a menstruação atrasada, é ou não é gravidez? Um dos testes que você pode fazer para descobrir é o que detecta a presença do hormônio HCG (hormona gonadotrofina coriónica). Este é um hormônio produzido pouco depois da fixação do embrião na parede do útero; ele é liberado pela placenta.

Este teste é o segundo mais utilizado e se chama beta HCG. O primeiro é o teste de urina e depois vem este que se faz pela coleta do sangue. O de urina tem a comodidade de ser feito em casa; já o beta HCG tem que ser feito no laboratório de análises.

A diferença entre os testes – já que os dois detectam o hormônio HCG é que o de sangue você saberá se está grávida e qual é o estágio da sua gravidez. Para isso existem dois tipos de testes de beta HCG, o qualitativo que é igual ao teste de urina e só diz se você está grávida ou não; e o quantitativo que indica o estágio da sua gravidez.

O hormônio HCG é encontrado durante todo o ciclo menstrual da mulher. A gravidez só se dá quando o valor encontrado do HCG é acima de 5; a partir daí se diz que o resultado é positivo para gravidez.
Alguns médicos preferem até mesmo que você repita o testes nos próximos dois dias seguintes ao primeiro. Assim, com a comparação dos dados, o médico pode compreender muito mais facilmente com o a sua gravidez vai se desenrolar.

Geralmente quando há gravidez, o número do beta HCG duplica a cada 48 horas; por isso o pedido de exames a cada dois dias. Assim o médico pode ver se está tudo caminhando corretamente com a gravidez, já que números muito baixos podem indicar problemas na gestação, e quanto mais cedo for diagnosticado, melhor.

Alguns relatos dizem que a melhor época para fazer o exame é geralmente 10 dias após a fecundação, já que é a partir deste momento que a quantidade de hormônio está mais alta. Caso obtenha negativo, tente repetir o exame alguns dias depois; é preciso que o beta HGC esteja em grande quantidade no sangue para que seja detectado e confirmada a gravidez.

O nível de Beta-HCG no sangue, indicativo de gravidez, é atingido de 7 a 10 dias após a fecundação.
O período fértil da mulher é no meio do ciclo menstrual – entre o 11º ao 17º dia – (considerando-se mulheres com ciclo regular de 28 dias). Essas variações biológicas no período fértil podem somar até 7 dias. Assim, resultados mais confiáveis somente podem ser obtidos após 14 dias da fecundação. Portanto, resultados negativos obtidos antes desse período ou em mulheres com ciclos irregulares devem ser confirmados com novos exames. Resultados positivos nos primeiros dias de gravidez devem ser confirmados pela evolução clínica, uma vez que podem ocorrer abortos espontâneos e imperceptíveis nesta fase da gestação.

Resultados abaixo  de 25 mUI/ml são considerados  inconclusivos , ou seja, para ter certeza quanto a presença ou ausência da gravidez o exame deverá ser repetido após 2 a 3 dias desta dosagem ou a critério do seu médico.

Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

BETA HCG

Coleta: Jejum não obrigatório.

Uso: teste de determinação de gravidez (em situações normais); monitoramento de inseminação artificial ou fertilização em vitro; diagnóstico e monitoramento de tumores trofoblásticos gestacionais; teste de triagem pré-natal para síndrome de Down; diagnóstico de gravidez ectópica na diferenciação de outras causas de dor aguda abdominal; diagnóstico e acompanhamento de aborto espontâneo. O HCG é um hormônio protéico produzido pela placenta e células trofoblásticos, composto de subunidades alfa e beta. A subunidade alfa está presente em outros hormônios, enquanto que a beta está presente exclusivamente no HCG.

A secreção de HCG serve para estimular a produção de progesterona pelo corpo lúteo, na fase inicial da gravidez, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo. No período em que as concentrações de HCG começam a diminuir, a placenta está suficientemente desenvolvida para produzir quantidade suficiente de progesterona, para manter o endométrio e permitir que a gestação continue. Além disto, o HCG estimula o desenvolvimento fetal das gônadas e a síntese de androgênios pelos testículos fetais. A dosagem de HCG é utilizada primariamente para o diagnóstico da gravidez. Com o aprimoramento das técnicas quantitativas do mercado, é possível a detecção de HCG em cerca de 1-4 dias após a fertilização, o que permite um diagnóstico da condição antes mesmo do atraso menstrual.

As concentrações de HCG praticamente dobram a cada 48 horas durante uma gestação inicial normal, até em torno da 6a semana, quando seus níveis começam a decrescer lentamente. Com a finalidade da determinação da gravidez, níveis acima de 30 mUI/mL são associados a processos gestacionais (outrora chamados "testes positivos"). Níveis inferiores a este valor podem estar associados a processos gestacionais muito recentes, a ponto de não haver HCG suficiente para o estabelecimento do diagnóstico (especialmente antes do atraso menstrual). Em condições precoces, é necessária a dosagem repetida, em duas ou três ocasiões, separadas por dois ou três dias cada.

A observação de um padrão crescente da concentração do hormônio pode ser facilmente associada à gravidez. A mesma lógica segue o diagnóstico de aborto espontâneo; em determinações seriadas durante as primeiras semanas gestacionais, a concentração sérica do hormônio encontra-se decrescente. A determinação quantitativa do HCG no segundo trimestre da gravidez pode ser utilizada como marcador de risco para o desenvolvimento de síndrome de Down (realizada em associação com alfafetoproteína), embora esta modalidade seja discutível e sujeita a uma série de interferentes.

 Valores aumentados: tumores gestacionais trofoblásticos benignos ou malignos (coriocarcinoma, carcinoma embrional, mola hidatiforme, mola parcial, etc.), outros tumores (especialmente tumores testiculares). Resultados falso-positivos: uso de medicamentos (pregnyl, por exemplo), em estados pós-orquiectomia (secundário à diminuição de testosterona), usuários de maconha. Em mulheres grávidas, valores inesperadamente diminuídos de beta-HCG podem estar associados a gestações ectópicas.

Referência

Gravidez -

1ª semana: 10 - 30 mUI/mL
2ª semana : 30 - 100 mUI/mL
3ª semana : 100 - 1000 mUI/mL
 
 
 

53 comentários:

  1. meu exame veio assim , inferior a 25 mui/ml negativo fiz o exame beta qualitativo , posso estar gravida ?

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é isabele tenho 28 anos tenho uma filha de 8 qnd engravidei dela eu não teria contado con o meu perio fertil e então ja coloquei logo em minha cabeça que haveria a possibilidade de eu estar gravida so que eu pra ter realmente certeza aguardei passar 1 mes ate o dia em q minha mestruação estira pra vir e realmente naum veio e eu estava realmente gravida,e agora esta acontecendo novamente so que agora estou mais anciosa não quero esperar um mês pra saber e eu ja estou com alguns sintomas de fravidez nauseas,fico irritada com pessoas falantes de mais, tenho vontade de comer muitas coisas alreraCões no peso com muita vontade de ficar dormindo ate mais tarde sera que eu posso estar gravidinha mais uma vez ,e ate porque agora estou querendo muito ter outro bêbê data da minha ultima mestruação foi 04/06 pode ter ocorrido a fecundação no dia 08/06 e sera que hoje dia 24/06 eu ja saberia se estou gravidinha ou tenho que esperar mais um pouco ???

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que Duvida !!!... Estou sem o anti ha uns 3 meses pra engravidar. Desde que parei, a monstra so veio 01 vez e com atraso de 20 dias quase. Era pra ter vindo o dia 25/06 e até hoje nada. Estou com uma colica longe que ja persiste ha uns 10 dias e com algumas tonteiras. No dia 27 veio somente uma borrinha e um pouco se sangue mas que nem sujou nada. Ontem fiz o beta QUALITATIVO e deu VALOR DE REFERENCIA NEGATIVO e SENSIBILIDADE 25mUI/mL... Nao entendi muito. Mas entrei com contato com o laboratorio e me informaram que esse valor é indefinido ja a minha GO disse que é negativo. Me pediu pra repetir o exame. Devo condiserar indefinido ou negativo ???? :(

    ResponderExcluir
  5. Olá! Minha última relação foi em 04/08 sem preservativo. Em 20/8, data prevista para minha menstruação veio um sangramento em menor quantidade que a habitual e somente um dia, então fiz no dia 25/8 um beta hcg que deu como negativo. Em 17/9, data prevista para a minha menstruação, a mesma veio normalmente em dias e volume de fluxo, porém estava sentindo muito cansaço, sonolência e fome, então repeti hoje o exame e dessa vez fiz um beta hcg quantitativo que deu 9,4, sendo que o valor de referencia para negativo do laboratório é menor de 1,0 e inconclusivo entre 1,0 e 25,0. Pelo tempo que foi a última relação, existe a possibilidade de uma gravidez com este valor de beta?

    ResponderExcluir
  6. eu tive um sangramento de 2 dias no começo do mes e fiz o beta quantitativo e deu 33,5 de hcg no sangue, depois de uma semana eu fiz outro e deu 28,3 de hcg no sangue e na ultra não deu pra ver nada, dai enterrompi a medicação pois foi constatado que tive um aborto, e esperei pra ver se eu iria menstruar ou sangrar seila! Mas não veio nada as vzs aparece uma manchinha marrom bem clarinha no papel higienico , dai resolvi fazer um teste de farmacia faziam 17 dias que tinha perdido o bb, fiz e deu positivo , falei com a minha go e ela me pediu outro beta que deu 41,5, ela me pediu uma ultra que ainda não fiz, e ela me disse que eu posso ter engravidado novamente! A pergunta é: É possivel meu hcg subir msm depois do aborto? E é possivel que eu tenha engravidado em seguida do aborto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fiquei super curiosa, e ai o que aconteceu? ?? Pq comigo está acontecendo uma coisa muito parecida, tive um aborto em 10/2012 fiz uma curetagem, tentei engravidar em 12/2012 ai a mostra atrasou e fiquei toda feliz, porem quando fiz o quantitativo com 4 dias de atraso e deu 4 .05 indefinido.... Então repeti 3 dias depois deu 3, 95 fui na medica pq não sabia o que pensar mss horas depois de sair de lá a mostra veio então a go disse que era só a mostra mesmo atrasada mas quando fuz um beta quantitativo tempos atras o resultado negativo foi - 2, estou tão na duvida se tive outro aborto? Se foi mostra atrasada?? E ai alguém já passou ou conhece alho semelhante? Ha vou fazer daqui a dois dias outro beta e uma us para resolver o mistério, nas gostaria de compartilhar esse assunto.

      Excluir
  7. Meu beta deu 71539,0 mUI/mL

    Estou de quanto tempo

    ÉRICA

    ResponderExcluir
  8. ola meu exame beta hcg veio assim.. o que vcs dizem?

    BETA HCG (SERICO)………………….POSITIVO

    MATERIAL:SORO

    VIR REF:NEGATIVO
    MÉTODO: IMUNOCRAMATOGRAFICO

    OBS: resultado NEGATIVO nao exclui a possibilidade de gravidez uma vez que esse teste possui sensibilidadeade para detectar os niveis de HCH DE 25 UL / ML. nesses casos o poderá ser repitido após 7 dias com uma nova coleta.

    ResponderExcluir
  9. meu exame deu resultado 10.000,o mul/ml
    e conclusão reagente o que isso significa para um teste de gravidez positivo ou negativo ou nenhum ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adaiane, tudo depende do valor de referência do laboratório.

      Alguns laborátórios emitem exames para presença de gonadotrofina acima de 5,0 muI/ml

      2ª semana = 1,1 a 38,9 mU/ml
      3ª semana = 39,0 a 444,1 mU/ml
      4ª semana = 444,2 a 2.739,6 mU/ml
      5ª semana = 3.000 a 5.900 mU/ml
      6a semana = 6.000 a 19.000 mU/ml
      7a semana - 20.000 a 49.000 mU/ml
      "pico" da 8a a 10a semana 50.000 a 100.000 mU/ml

      Alguns laboratórios só emitem valores acima de 25muI/ml

      0 a 2 semanas: 50 a 500
      2 a 3 semanas: 100 a 5.000
      3 a 4 semanas: 500 a 10.000
      4 a 5 semanas: 1.000 a 50.000
      5 a 6 semanas: 10.000 a 100.000
      6 a 8 semanas: 15.000 a 200.000
      2 a 3 meses: 10.000 a 100.000

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. O meu exame de 1.4 no dia que fiz seria 8 dias apos a provavel "concepção". Posso estar gravida???

      Excluir
    3. Positivo, acima de 25mUI é positivo meus parabéns e com a sua contagem você estaria com 6s

      Excluir
  10. Oi tenho 20 anos, não tomo anticoncepcional há 11 meses, minha ultima menstruação foi dia 27/11/12, no dia 5 e 6 de fevereiro desceu um liquido marrom mas nada de sangue. hoje fiz um B-HCG e deu inferior a 20mUI/mL. isso quer dizer que não estou grávida. mas o que é esse liquido marrom que saiu??

    ResponderExcluir
  11. Estou tentando engravidar a um tempo, sempre fiz beta hcg e sempre os resultados foram (0,0).Porem esse mês foi diferente tenho certeza que tive ovulação tardia e realizei um teste onde o qual deu (0.7).Estou muito confusa pois sei que que esse valor refere-se a um negativo.Posso considerar que fiz o exame cedo demais que esse valor (0.7) pode ser uma gravidez evoluindo.

    ResponderExcluir
  12. oi..eu fiz uma fertilização in vitro sexta feira dioa 30..og deu uma semana bem certinho..fiz o popular teste de farmacia duas vezes e as duas deu negativo..sera uq eposso confiar ou é muito cedo ainda?me ajudem,estou muito ansiosa

    ResponderExcluir
  13. oi povo socorro. minha ultima mestruação foi dia 21/11/2013. no dia 9/01 eu fiz o beta e deu 25,0 será oque ta acontecendo ?amanhã dia 21/01 vai fazer dois mês que não desce estou desespera pois pelo oque li 25 é negativo não sei oque tenho alguém já passou por isso? aa e tb estou muito enxada

    ResponderExcluir
  14. Oiiii amores ...sou uma tbm na expectativa d ser mãe...se o SENHOR JESUS CRISTO permitir eu serei sim...tive relação semana passada no periodo fértol ...um dia senti uma forte cólica e sangrei um pouco esse sangramento foi soh um dia e pouco.Será q eu engravidei ?? ...

    ResponderExcluir
  15. Olah... eu engravidei em outubro. Em novembro, quando descobri, perdi logo em seguida. Menstruei os 3 meses seguintes, porem, minha barriga esta crescendo e "mexendo". O teste de farmacia deu negativo. Posso estar gravida de 4 meses mesmo tendo sofrido aborto espontâneo? ?? Me ajudem...

    ResponderExcluir
  16. ola descobri que estou gravida o exame beta deu positivo com o valor a 27999mu/ml alguem pode me dizer de quantas semans eu estou ??

    ResponderExcluir
  17. Olá, fiz o exame e o resultado deu 60.739,0mUI/mL...
    Então gostaria de saber de quanto tempo estou???

    ResponderExcluir
  18. ola!fiz o exame beta hcg e deu 31.092,0 gostaria de saber de quantas semanas estou!obrigado!!

    ResponderExcluir
  19. Oi meu deu < 30 oque negativo ou positivo

    ResponderExcluir
  20. Oi meu deu < 30 oque negativo ou positivo

    ResponderExcluir
  21. Oi meu deu < 30 oque negativo ou positivo

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz esse exame beta gonadrotrofina corionica e deu positivo e sinal que estou grávida.

    ResponderExcluir
  23. Eu fiz esse exame beta gonadrotrofina corionica e deu positivo e sinal que estou grávida.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite.
    Meu exame deu 51.000, sete dias depois baixou para 37.000, é aborto esportaneo?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite fiz o meu beta gonadrotrofrina corionica o resultado foi 7,25 mUI/ml è inicio de gravidez?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite fiz o meu beta gonadrotrofrina corionica o resultado foi 7,25 mUI/ml è inicio de gravidez?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia sou nova aqui gostaria q mi tirase uma dúvida fiz gonadotrofinas coriônica humana HCG e deu 23876,6mul/ml e positivo ou negativo

    ResponderExcluir
  28. meu beta gcg deu 110456 gostaria de saber quantas semanas eu estou

    ResponderExcluir
  29. Meu beta gonadotrofina deu 542,55 e positivo ou negativo..
    Socorro me ajudem??

    ResponderExcluir
  30. Meu beta gonadotrofina deu 542,55 e positivo ou negativo..
    Socorro me ajudem??

    ResponderExcluir
  31. É possível eu não estar produzi do HCG?
    Estou co. 41 dias de atraso, a região do útero tá inchada, si tô cólicas dor de cabeça mas a m não desce...
    Fiz 2 exames e deram negativo...

    ResponderExcluir
  32. É possível eu não estar produzi do HCG?
    Estou co. 41 dias de atraso, a região do útero tá inchada, si tô cólicas dor de cabeça mas a m não desce...
    Fiz 2 exames e deram negativo...

    ResponderExcluir
  33. Eu estou com 20 dias de atraso.. Com 10 dias d atraso fiz o clearblue deu negativo... Com 18 dias fiz o beta hcg qualitativo deu não reator... E nem sinal da monstra .... Estou confusa... Sinto alguns sintomas.... Como muito sono ... Fome ... Seios sensíveis mas nada...

    ResponderExcluir
  34. Estou com 6 dias de atraso , fiz exame de farmacia e de sangue e deram negativo. Porem sinto muita vontade de urinar, sinto muita fome, e ate meus seios estão ficando sensivel . Estou tão aflita pq eu desejei tanto essa gravidez.

    ResponderExcluir
  35. Olá hj o dia n~eta para peixe, ando passando mal a uma semana fiz um exame BETA - HCG SEMI-QUANTITATIVO Superior a 25 UI/mL e a médica acabou pedindo uma eco Tans e o diagnostico foi de corpo luteo no parenquima ovariano deste lado esq de (V:9,6 cm³). o BHGC quantitativo sai amanha. estou gravida ou n?

    ResponderExcluir
  36. Olá. Tomo anticoncepcional injetável a +- 4anos. Só q mais ou menos uns 15 dias estou estranha, enjoando ao escovar os dentes pela manhã, meus seios estão extremamente​ sensíveis, tenho raras tonturas ao longo do dia é minha barriga está inchada. Será q mesmo usando o anticoncepcional posso ter engravidado???��������

    ResponderExcluir
  37. Meu beta deu o valor de 60.067,0 estou gravida de verdade ?

    ResponderExcluir
  38. Fiz Beta Qualitativo na data:
    23/08 = NÃO REAGENTE mUI/ml Método: Imunoenzimatico

    Fiz o Beta Quantitativo na data: 05/09 Resultado = 1,00 mUI/mL
    Método:Quimioluminescência
    Valores Referenciais:
    Mulheres não grávidas pré-menopausa: até 2,90 mUI/mL Mulheres pós-menopausa: até 10,40 mUI/mL

    Obs: E a menstruação ainda não desceu.
    Posso estar grávida? Ou esse 1,00 quer dizer definitivamente que não estou?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. A exatos 5 meses tive um aborto espontâneo.E, pra minha surpresa 2dias atrás fiz um Beta HCG e deu 26,27. Hoje pela manhã comecei a sangrar e com muita cólica. Só vou ao médico próxima semana.

    ResponderExcluir
  40. Fiz o beta 3 dias antes da mestruacao e deu 1,20 A gineco pediu para repetir mas hoje um dia antes da mestruacao tive um pequeno sangramento clarinho e sinal de nidacao

    ResponderExcluir
  41. BOA TARDE!
    FIZ HOJE UM BETA QUANTITATIVO E DEU 1,0 MUI/ML E EU NAO ENTENDI SE DEU POSITIVO OU NEGATIVO OU SE TEM QUE REPITIR, POR FAVOR ALGUEM MIM AJUDA. MINHA M TA ATRASADA A 2 DIAS.

    ResponderExcluir
  42. minha filha fez o exame hj e deu 25ml.Então ela ta gravida e de qntas demanas?

    ResponderExcluir
  43. fiz um beta e deu negativo e embaixo estava escrito referencia negativo 30,0 E mas embaixo estava escrito observação 30 0 sugestivo de gravidez outras condições clínicas também podem apresentar valores elevados.valores inferiores aos valores de referências não devem ser considerados isoladamente para conclusão de gravidez sugerindo a critério médico,A repetição após 7 dias,quando houve persistência de suspeita clínica,valores superiores aos valores de referências: sugestivo de gravidez. Porém Outras condições clínicas podem apresentar valores elevados.oque quer dizer?

    ResponderExcluir
  44. Fiz um beta e o valor deu 1,0o que significa gente

    ResponderExcluir