quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aborto II: Sintomas de Aborto

Como já contei inicialmente, percebi que estava acontecendo algo de errado quando fui ao banheiro e minha calcinha estava toda cheia de borra acastanhada, igual início ou fim de menstruação. Não tive dor nenhuma, como eu imaginava na minha cabeça o que seria um aborto, mas existem muitos sinais que o corpo pode dar informando que está acontecendo algo de errado com sua gestação. Os possíveis sintomas incluem:
·         Sangramento da vagina, onde a quantidade pode variar de algumas gotas de sangue à sangramento intenso (meu segundo aborto tive sangramento intenso com coágulos durante dois dias, pra terem idéia eu trocara de absorvente a cada 10 minutos.) o sangramento pode começar sem nenhum aviso, ou pode apresentar um corrimento escuro inicialmente, como foi o meu.
·         Dor como câimbra no baixo ventre
·         Secreção abundante proveniente da vagina sem sangue ou dor (quando a bolsa d´água estoura)
·         Pode também perceber algum material sólido passando no canal vaginal, se conseguir, guarde o material para ser examinado pelo seu médico.
·         É possível também que você não tenha perda de sangue ou dor, porém não sinta mais nenhum sintoma de gravidez. Neste caso o embrião/feto pode ter parado de desenvolver e não exista mais batimentos cardíacos.

Os abortos espontâneos (inevitáveis) podem ser completos ou incompletos (retidos). No aborto completo, o colo do útero se abre e o material fetal é expelido totalmente, normalmente seguido de sangramento muitas vezes intenso. No aborto incompleto só uma parte do material fetal é expelida, neste caso, uma dilatação do colo do útero associada a uma curetagem ou procedimento de sucção pode ser exigido para remover o restante do feto e da placenta.
Um aborto geralmente não coloca em risco a saúde da mulher, a não ser que seja incompleto, e caso isto ocorra sem ser diagnosticado e tratado, o sangramento pode continuar e o tecido deixado no útero pode infeccionar. Meu 1º aborto foi incompleto (retido), fiquei 52 dias com o saco gestacional no útero até decidir procurar outro ginecologista, pois o meu dizia que o material ia sair espontâneamente. Tive que passar por uma curetagem de urgência pois eu já estava com febres sugerindo uma possível infecção.
Uma informação que eu acho importante a gestante saber é que uma queda da mãe raramente causa aborto, pois o bebê está muito bem protegido dentro do útero, e não há nenhuma evidência que estresse emocional ou físico, ou atividade sexual, possam causar aborto numa gravidez normal.
Caso você apresente alguma ameaça de aborto, não se desespere totalmente, ainda há chances da sua gravidez continuar. Se o seu colo do útero permanecer fechado, mesmo com um pequeno sangramento, provavelmente seu Ginecologista indicará para você repousar e alguns receitam medicamentos para conter supostas contrações e normalmente indicam o uso da Progesterona por precaução de uma deficiência deste hormônio.


9 comentários:

  1. Eu to passando por umas dúvidas assim. Meus sintomas de gravidez foram todos embora. Do enjoo aos seios inchados. Já até posso dormir de bruços, e minha barriga desinchou um pouco. Fui à ginecologista ontem, e ao exame de toque, nada aparentava ter problemas. Mas sinto muitas dores, sem sangramento, mas um corrimento intenso e chato. Então, fiquei na dúvida: só vou saber se estou tendo um aborto retido na ultra? Ou só o toque é necessário pra me dizer que está tudo ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma ultra , o meu exame de toque deu o mesmo e estava com mesmos sintomasqe vc descreveu . E na ultra q fiz não tinha batimentos e o bebê parou de se desenvolver estava com 11 semanas

      Excluir
  2. Eu estou com muitas dúvidas assim, eu já tive muita dor lombar, dor nas pernas, estomago e barriga mas isso foi há alguns dias e não sinto mais dor, mas hoje quando fui ao banheiro minha calcinha estava manchada com um sangue escuro e depois ficou vermelho em pequena quantidade e não tive dor nenhuma estou com 11 semanas de gravidez será que estou com aborto retido?

    ResponderExcluir
  3. Estou em uma grande dúvida, estava com 4 semanas, em uma quinta feira à noite fui Ao banheiro e minha calcinha estava com aquele sinal de começo de menstruação(marromzinho) na sexta feira ao acordar tive um pequeno sangramento , e quando foi de tarde comecei sentir dores tipo cólica mas mt forte, acompanhada de sangramento ao fazer xixi, fui ao médico e meu útero estava fechado , ele disse qe poderia ser um começo de aborto espontâneo e me pediu repouso , disse qe nada poderia impedir se realmente fosse um aborto e passou um ultra para marcar na segunda feira , quando foi no sábado comecei sentir as cólicas bem fraquinha , ao ir no banheiro sempre ia no ralinho para observar se saia algo , foi então qe saio uma bolinha de sangue e depois um pouco de sangue escuro, depois disso não senti mais cólicas e o sangue está em pouca quantidade , bem menor qe minha menstruação normal , fui ao médico e ele disse qe o útero estava bem fechado, pra qe eu esperasse o ultra pra saber oqe aconteceu.
    HJ domingo estou sem dores e com pouquíssimo sangtamento .
    Será que perdi msm ? Alguém pode me ajudar ?
    - Patrícia L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, estou assim como vc.Tive um sangramento hoje de manhã e meu colo do útero tbm estava fechado.Estou morrendo de medo,estou apenas de 3 á 4 semanas

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei com um corrimento castanho claro, a medica fez o exame de toque e disse q o cllo uterino tava fechadinho, nao senti dor nenhuma, no dia seguinte nao tive mais o corrimento nem um tipo de sangramento. Na manha seguinte fui fazer xixi e saiu umas borrinhas marrom, tirei foto e levei para a medica ela disse q provavelmente eu tinha abortado, me pediu um transvaginal, la vi oela primeira vez o saco gestacional, o utrassonografista disse q eu estava de 4 p 5 semanas e tinha bem pra minha gravidez dr certo, a doutora ao ver o exame me passou utrogestan para aplicar via vaginal e pediu repouso mas meu sangramento começou no mesmo dia mais tarde. Procurei outro ginecologista e ele me disse q eu estava iniciando um aborto e nao tinha o q fazer. Sangrei ate sentir uma bolsinha de carne sair. Mostrei para a medica e ela me pediu outra utra transvaginal, la constatou o que eu tinha medo. Infelismente perdi meu primeiro filho, foi espontâneo e nao precisei de curetagem, mas aknda estou sangrando em.pouca quantidade e nao sinto dor nenhuma a nao ser a dor da alma, da perda do meu luto...

    ResponderExcluir
  7. Às 5 semanas e 6 dias fiz a ultrassonografia. O embrião, para a idade gestacional, estava ótimo: 3mm, vesícula vitelina e saco gestacional em ordem e 101bpm do seu minúsculo coração! Agora, dia 28/03 tive uma leve dor no pé da barriga. Fui ao banheiro veio uma sujeirinha de sangue no papel higiênico. Fui ao setor obstétrico do hospital, o médico internou-me e fizeram-me uma ultrassonografia. O meu filhote não se desenvolveu nada. Dia 01/04 completaria 12 semanas e ele continuou do mesmo tamanho, mas agora sem batimentos. Introduziram misoprostol no dia 29 e 30/03 e meu útero não abre. Não contrai, não dói, não sangra e não abre. Assim não é possível realizar a curetagem. Hoje acabou o medicamento do hospital. Estou bem nervosa.

    ResponderExcluir