domingo, 15 de maio de 2011

Método da Temperatura Basal X Método Billings (muco cervical)




 Você quer descobrir seu período fértil para poder engravidar e não sabe por onde começar? Descubra que o nosso corpo nos avisa sobre muitas coisas que precisamos aprender a interpretar. A temperatura basal e o muco cervical (ou método Billings) são uma grande fonte de informações sobre o ciclo menstrual da mulher.

O que são gráficos de Temperatura Basal (TB)?

Durante o seu ciclo menstrual, dois hormônios fazem seu trabalho.Durante a primeira metade do seu ciclo (chamada fase folicular), o estrogênio ajuda seus ovários a produzirem um óvulo (ou mais) que é liberado durante a ovulação. Durante a segunda metade do seu ciclo (fase lútea), a progesterona ficará dominante até sua produção cair às vésperas da sua menstruação.
Com essas variações claras de hormônio, é possível criar um gráfico do ciclo.O estrogênio é um hormônio “frio”.A progesterona é “quente”.Antes da ovulação, quando o estrogênio é dominante no seu corpo, a temperatura é ligeiramente mais baixa do que após a ovulação, quando a progesterona está no comando. Diante destes fatos, o aumento da temperatura basal do corpo indica que você ovulou, pois após a ovulação o estrogênio diminui e a progesterona inicia.
Como começar um gráfico?
Seu gráfico de TB (Temperatura Basal) deve começar no primeiro dia do seu ciclo. É o primeiro dia de fluxo (não de borras, como já falamos). Se se sua menstruação chegar à noite, você pode iniciá-lo no dia seguinte.       
Os gráficos de TB exigem pouco investimento financeiro. O único equipamento que você precisa é um termômetro confiável.Existem termômetros digitais feitos para medir temperatura basal, mas você pode usar um termômetro comum de mercúrio.Certifique-se que o termômetro que você está usando divide um grau em 10 risquinhos, pois as mudanças de temperatura significantes no seu gráfico podem ser muito pequenas.
Você também vai precisar de um gráfico que mostra uma gama de temperaturas ao longo dos dias do seu ciclo. Se você acessa a internet todos os dias, pode usar alguns sites que geram os gráficos, onde é só você informar seus dados de ciclo e temperatura. O 28 dias em espanhol, e o Fertility Friend em inglês, o Mamanandco em português, são exemplos de sites que geram estes gráficos gratuitamente.
O tipo de gráfico que você usa é apenas uma questão de preferência pessoal.Tudo o que importa é que você tenha um lugar para gravar seu diário da temperatura, de modo que você possa enxergar os padrões de variação da temperatura que ocorrerem durante o seu ciclo.
A temperatura basal é a sua temperatura medida quando você acaba de acordar de manhã. Isso significa que você vai ter que tirar a temperatura antes de levantar, de fazer xixi, de beber água, de falar, ou qualquer outra coisa. Crie uma rotina de, assim que o seu despertador tocar, medir sua TB.
 Existem dois lugares que registram a temperatura o mais confiável possível: a boca e a vagina. Para medir, coloque o termômetro embaixo da língua ou na vagina, e não fique se mexendo, fique paradinha por uns 4 minutos. Se você dorme com a boca aberta, meça sua TB via vaginal, para não ter alterações em seu gráfico.
A temperatura deve ser tirada no mesmo horário todos os dias. Se durante a semana, você levanta às 6:30, deverá tirar a temperatura neste horário, e significa que deve também tirar às 6h30 nos finais de semana.
 A partir disso é só tirar as temperaturas todas as manhãs e marcar no gráfico.Tipicamente, as temperaturas pré-ovulatórias vão oscilar entre 36 e 36.6, embora exista uma grande variedade de temperaturas “normais”para esse período, não existe regra fixa.
Então, num belo dia, você vai notar que sua temperatura está mais elevada do que tem sido nos dias anteriores.A regra geral é que se você já ovulou, seu gráfico vai acusar que sua temperatura subiu cerca de 0.4 graus, e permanecerá elevada durante pelo menos 3 dias consecutivos. Em geral, temperaturas pós-ovulatórias variam de 36.8 para cima.

Como checo meus sinais de fertilidade?
Os primeiros sinais de fertilidade são o muco cervical e sua TB. Esses são os mais comumente checados quando se está acompanhado sua fertilidae. Outros sinais que podem sinalizar seu status de fertilidade são: posição do colo do útero, kits de predição de ovulação e monitores de fertilidade. Estes são considerados sinais secundários e são úteis para cruzar os dados com os sinais primários, mas não são essenciais.

Muco cervical
O muco cervical é produzido pelo seu colo do útero conforme a ovulação se aproxima, devido ao aumento do estrogênio. Ele flui do colo até a vagina, onde pode ser facilmente observado. O muco varia conforme o ciclo, aumentando em quantidade e se tornando mais limpo e elástico a medida que a ovulação se aproxima. Notar e anotar essas mudanças lhe ajudarão a escolher o melhor tempo para treinar e reconhecer seu padrão de fertilidade.
Comumente, o muco começa depois do seu período e então se torna pegajoso, e então cremoso e depois aquoso, tornando-se "clara de ovo" quando a ovulação se aproxima. Você pode ter vários tipos de muco num só dia. Sempre grave o muco mais fértil para ter certeza que não perca o dia mais fértil potencialmente.

Como checar o muco externamente
Evite checá-lo imediatamente antes ou após a relação, pois os fluidos seminais podem atrapalhar suas observações. O melhor modo de checar seu muco é quando vai ao banheiro. Depois de usar o papel higiênico, você pode se limpar uma segunda vez e verificar se saiu algo no papel. Você também pode usar seus dedos limpos (lave a mão antes para evitar levar sujeira externa para suas partes íntimas) e também em sua calcinha.

Coisas para observar quando verificar seu muco
- Você sente sua vagina seca ou úmida?
- Tem algum fluido no papel higiênico?
- Como ele se parece?
- Que cor tem?
- Sua consistência?
- Quanto tem?
- Como ele se parece (pegajoso, etc)?
- Posso estica-lo entre meus dedos?
Se está tendo algum problema em encontrar seu muco, fazer exercícios "kegel" (tensionando e relaxando os músculos para controlar o fluxo da urina) ajuda a impulsionar o muco através da vagina e torna a observação mais fácil. (Evite fazer tais exercícios após a relação, pois isso pode expulsar o sêmen do colo, onde é justamente onde você quer que eles fiquem.
Para anotar seu muco em seu gráfico, sempre escolha aquele mais fértil, por exemplo se seu muco estiver entre cremoso e clara de ovo, sempre escolha clara de ovo.
- Seco: Sem muco; fora da vagina você se sente seca. Você pode ver dias secos tanto antes quanto após a ovulação.
- Pegajoso: Se parece com um chiclete, grosso ou esfarelado, se quebrando facilmente ao estica-lo. Geralmente é amarelado ou branco, mas também pode ser esbranquiçado/limpo. Pode ser observado tanto antes quanto após a ovulação.
- Cremoso: Se parece com um hidratante, branco ou amarelo ou esbranquiçado/limpo, como leite ou creme, maionese ou uma solução de farinha com água. Estica-se pouco mas não muito, se quebra facilmente.
- Aquoso: Lembra água. Mas também pode esticar. É considerado fértil e pode ser seu muco mais fértil. Você pode verificá-lo antes do muco clara de ovo ou você não terá este muco.
- Clara de ovo: É o muco mais fértil. Pode-se esticá-lo entre os dedos e é transparente, podendo ser tingido com branco ou rosado. Lembra sêmen (e tem as mesmas propriedades para permitir que o esperma sobreviva).
- Manchado: Anote-o quando encontrar manchas vermelhas ou marrons em sua calcinha ou no papel higiênico. Não requer absorvente. Vc pode percebê-lo antes ou depois da menstruação, na ovulação ou na implantação (se estiver grávida). Não inicie um novo ciclo até que obtenha fluxo normal de menstruação.

Fatores que podem influenciar na qualidade ou na quantidade de muco cervical que vc produz e pode impactar em seu gráfico. São eles:
- Medicamentos (anti-histaminicos e diuréticos)
- Medicamentos para fertilidade, como clomid (pergunte ao seu médico)
- tranqüilizante
- antibióticos
- expectorantes (pergunte ao seu médico)
- drogas (pergunte ao seu médico)
- vitaminas
- infecção vaginal ou doença sexualmente transmissível (pergunte ao seu médico)
- doença
- ovulação tardia
- ducha vaginal (não recomendado a menos que sob prescrição médica)
- sobrepeso
- resíduos seminais
- lubrificantes (não recomendado, pois podem matar o esperma)
- amamentação
- função ovariana diminuída
- quando se terminou de tomar pílulas anticoncepcionais.
Se você notar qualquer coisa que lhe preocupe sobre seu muco (se tem cheiro ou causa desconforto, etc) avise seu médico.

Temperatura Basal
Sua TB é um sinal crítico, pois é o único sinal que lhe dirá se você ovulou ou não. É também o único sinal que lhe ajudará a marcar quando ovulou (ou pelo menos com pouco erro). Todos os outros sinais lhe indicarão que a ovulação se aproxima. Anotar sua TB e fazer o gráfico lhe mostrará de quanto tempo é sua fase lútea, assim você saberá quando deve fazer um teste de gravidez, quando você pode estar grávida e se ela é suficientemente longa para permitir uma gravidez.


Algumas linhas importantes para seguir quando medir sua TB
Seus dados de TB serão mais confiáveis se você seguir estas dicas. É essencial que use sempre o mesmo termômetro e que tome sua TB assim que acordar ao amanhecer. Entende-se que às vezes é difícil seguir tais dicas, mas fazer a maioria torna o gráfico um pouco mais confiável.
1. Tome sua TB e a hora que a marcou antes de levantar ao amanhecer já que qualquer atividade pode aumentá-la.
2. Se usa Termômetro de mercúrio, abaixe-o na noite anterior.
3. Meça sua TB no mesmo horário toda manhã
4. Meça sua TB após pelo menos 3h consecutivas de sono.
5. Mantenha seu termômetro perto de sua cama, para que não se levante para pega-lo
6. Use o mesmo termômetro. Se ele se quebrar ou a bateria acabar e você usar um novo, anote em seu gráfico.
7. Mantenha um termômetro substituto em caso de quebra do outro.
8. A temperatura pode ser medida oral ou vaginalmente, mas devem ser tomadas no mesmo lugar todos os dias do ciclo, uma vez que a temperatura de diferentes partes do corpo pode variar. A maioria das mulheres prefere tomar a temperatura oralmente e está ok, e algumas mulheres acham que medir vaginalmente tem leitura mais clara.
9. Anote sua TB o quanto antes.
10. Se usa aquecedor ou cobertor elétrico, mantenha-o no mesmo lugar durante todo o ciclo. Tome nota de seu uso.
11. Sempre que sair do padrão (levantou antes, etc) anote em seu gráfico.

Fatores que influenciam sua TB
- Febre
- Doença ou infecções (mesmo aquelas que não produzem febre)
- Resfriado e dores de garganta
- Drogas e medicações
- Álcool
- Fumo
- Estresse emocional e físico
- Excitamento
- Distúrbios de sono (insônia, sonambulismo, etc)
- Mudança na hora do despertar
- Jet lag
- Viagem
- Mudança de clima
- Uso de coberto elétrico
- Mudança da temperatura do quarto
- Descontinuidade das pílulas Anticoncepcionais
- Amamentação

Tempos diferentes de despertar
Uma ou duas temperaturas tomadas em tempos diferentes durante seu ciclo não terão muito impacto em seu gráfico, especialmente se não estiver perto do dia da ovulação. Normalmente não há necessidade de ajustar a temperatura. Mais de duas medidas em horas diferentes, entretanto, podem afetar a interpretação de seu gráfico. Para lhe ajudar ajuste um alarme para checar sua TB todo dia no mesmo horário. Você pode tirar sua TB e voltar a dormir. Seu termômetro marcará a leitura até que você tenha tempo de anotá-la.

Despertar de madrugada
Se você precisa se levantar á noite (ir ao banheiro, amamentar, ...), tome sua TB no horário mais próximo aquele que você acordar geralmente e escolha a hora na qual você tenha dormido mais tempo. Por exemplo, se seu filho acorda todo dia às 06 am, tome sua TB, mesmo que volte a dormir. Evite tomar a Tb durante a noite, mesmo que se levante sempre naquele horário. TB medidas logo pela manhã mostram um gráfico bifásico mais claro e o tempo será mais previsível.

Leituras múltiplas de temperatura
Medir a TB mais de uma vez pode causar confusão desnecessária. Recomenda-se que você meça apenas uma vez. Se você acordar no meio da noite ou mais cedo que o comum e sabe que voltará a dormir, resista a tentação de medir sua TB. Se medir sua TB duas vezes, escolha aquela mais próxima do seu horário tradicional. Mas só faça isso se você não tiver certeza que voltará a dormir.

Trabalho em escala
Não é impossível medir sua TB se você trabalha em turnos, mas será mais desafiador. Tome sua TB na mesma que acorda quando pode dormir por mais tempo. Seja tão consistente quanto puder. Nos seus dias de folga, meça sua TB depois de acordar, mesmo se for numa hora diferente. Anote a TB e a hora. Você pode medir sua TB a tarde antes de ir trabalhar se for sua hora de acordar e se for quando você dormiu por mais tempo. Não se pode medir a Tb quando você já está desperta e ativa.

Viagem
Se você viajar em sua própria zona de tempo (sem mudar a hora), meça do mesmo modo que em casa. Você pode notar uma flutuação leve se o clima for mais frio ou quente), mas não terá um grande impacto em seu gráfico. Anote quando você viajou para poder explicar essa flutuação. Se estiver viajando para outra zona de tempo, a variação está limitada no dia da viagem e no posterior. Continue medindo como antes de viajar, usando o horário de sua casa. Recomenda-se não ajustar quaisquer TBs, mas sempre anote as circunstâncias. A menos que esteja viajando justamente na época da ovulação, você estará apta a discernir seu padrão. Quando sua TB é menos confiável devido tais circunstâncias, preste mais atenção aos outros sinais de fertilidade.

Horário de Verão
O efeito está restrito ao dia da mudança, geralmente, pois você se ajusta rapidamente. Ainda, o efeito  depende de seu próprio metabolismo. Algumas não haverão mudanças, outras uma ligeira (subida ou descida). Recomenda-se medir sempre no mesmo horário, mesmo com o horario de verão. Se media as 6 am antes, meça 6 am depois.

Temperaturas Erráticas
Se suas TBs são erráticas, a primeira coisa que deve rever são as dicas de medir a TB. Se estiver seguindo as dicas e ainda assim suas TBs são erráticas, a primeira coisa que deve fazer é rever seus dados para ver o que pode estar causando tal variação. Você pode mudar de termômetro ou trocar sua bateria. Se em vários ciclos mantiver este padrão, e estiver fazendo tudo certinho, e você não é capaz de identificar sua ovulação, deve conversar com seu médico.

TB constante
Se suas TBs estão sempre no mesmo nível, o culpado geralmente é o termômetro. Se estiver seguindo todas as dicas, medindo sempre no mesmo horário, sempre haverá uma flutuação. A primeira coisa que deve fazer é mudar de termômetro. Se mesmo assim, continuar o mesmo comportamento você deve conversar com seu médico após alguns ciclos.

Usando a TB para os treinos
Na hora que há o aumento em sua TB, você provavelmente já ovulou e pode ser tarde para ter relações com propósito de concepção. Se deve ter relações até ter certeza da ovulação, que é confirmada pela subida da temperatura. Você pode prever sua ovulação, no entanto, baseando-se nos seus ciclos anteriores e com outros sinais de fertilidade.

Mudanças na posição e na firmeza do colo do útero
Essa observação é secundária e opcional.
Isto pode tomar alguns ciclos para notar a diferença no colo. Uma boa idéia é checar quando você sabe que está fértil como indicado pelo muco e novamente quando não estiver fértil (como indicado pelo aquecimento durante sua fase lútea). Com esta correlação, você sentirá mais fácil as diferenças entre tempos férteis e inférteis.
Quando a ovulação se aproxima, seu colo estará alto e mole (você pode notá-lo aberto também). Quando não estiver fértil, ele estará baixo, firme e fechado. Se você não se sente confortável checar seu colo ou suas mudanças, mas você consegue observar o muco facilmente, checar o colo não é essencial.
Algumas dicas se você decidir por este método:
1. evite uma possível infecção, sempre lavando bem as mãos antes de checar o colo.
2. cheque o colo uma vez ao dia após a menstruação. Você só precisa checar uma vez ao dia, diferentemente do muco que precisa ser verificado varias vezes ao dia.
3. cheque seu colo no mesmo horário todo dia
4. cheque sempre na mesma posição todo dia
5. agache ou coloque um pé num apoio (vaso sanitário, por exemplo)
6. relaxe
7. insira um ou dois dedos na vagina. No fundo você deverá sentir o colo. Se aplicar leve pressão com os dedos, notará que é mais suave, esférico e firme que os tecidos vaginais em volta.
8. sinta o colo e faça as seguintes observações:
a. está alto ou baixo?
b. mole ou firme?
c. aberto ou fechado?
d. úmido ou seco?
e. sente alguma ferida ou inchaço? (se sim, procure seu médico).
9. anote suas observações.

Mudanças do colo
1. Posição:
a. Baixo: Posição menos fértil. É fácil de alcançar e sentir o colo,
b. Médio
c. Alto: Posição mais fértil. Note que sentirá mais úmido. Será mais difícil alcança-lo.
2. Firmeza
a. Firme: Seu colo também estará mais baixo e será fácil alcança-lo.
b. Médio
c. Mole: Será mais difícil alcança-lo. É a textura mais fértil.
3. Abertura. Nem todas conseguem reconhecer. Mulheres que já tiveram filhos terão o colo ligeiramente mais aberto do que as que não tiveram.
a. Fechado
b. Médio
c. Aberto

Aparelhos e testes de fertilidade
Está aumentando o número de produtos para indicação de possível fertilidade. Eles se baseiam em mudanças em hormônios que pode ser detectados pela urina ou saliva. Quando usar um desses kits, o mais importante é ler o manual deles. Esses kits podem trazer pistas adicionais e secundarias sobre seu status de fertilidade que pode complementar suas observações a partir de dados primários. Você pode acha-los especialmente uteis se tiver ciclos irregulares, ciclos anovulatórios, ou se acha que não sabe fazer uma leitura correta de seu muco e sua TB. Na maioria dos caso, tais kits não são essenciais, mas você pode usar a informação para fazer análise comparativa.


Outros sinais de fertilidade
Dor de ovulação

Também conhecida como mittelschmertz, que significa “dor no meio”; se refere a dor que você pode sentir próximo ao seu abdômen ou ovário na hora da ovulação. Pode não acontecer na mesma hora que o ovulo for expelido e nem todas sentem. Outras dores são comumente confundidas com esta. Você pode anota-la mesmo que tenha dúvida. Quando estiver mais antenada com seus próprios sinais será fácil reconhecer a dor, se a tem. Algumas nunca notaram essa dor antes de começar a anotar suas mudanças.

Aumento no desejo sexual
Você pode notar que seu desejo sexual é cíclico. Sua libido pode ser mais alta quando estiver próximo a ovulação, pode ser útil anota-lo.

Manchados de ovulação
Algumas mulheres notam um pequeno sangramento na hora da ovulação. É raro, mas Também pode-se notar o muco levemente rosado ou com sangue. Se for muito e durar mais que um dia, você deve conversar com seu médico.

Seios macios

Seus próprios sinais


Fazendo o gráfico com SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos
SOP é uma condição hormonal que impacta na sua fertilidade. Mulheres com SOP secretam níveis maiores que os normais de andrógenos (hormônios masculinos) que podem causar cistos que se desenvolvem nos ovários (daí seu nome). Mulheres com SOP pode ter períodos irregulares, não tê-los, ciclos longos ou sangramento excessivo durante os períodos menstruais.
Fazer o gráfico de sua fertilidade quando você tem SOP pode ser desafiador, pois seus ciclos podem ser extremamente imprevisíveis. Adicionalmente, se você está sendo medicada, você pode estar tomando remédios que podem afetar seu ciclo e sinais de fertilidade.
Mesmo que fazer seu gráfico possa ser desafiador, fazer o gráfico dos seus sinais de fertilidade pode fazer uma enorme diferença em seus projetos de gravidez desde que você esta apta a identificar mais claramente quando e se você ovulou e poderá estar apta a dar um tempo nas tentativas (sem se preocupar de perder a chance), uma vez que você verá no seu gráfico que a ovulação foi confirmada.
Os desafios mais freqüentes para mulheres com SOP são aqueles ciclos que são longos, com temperaturas erráticas (variam muito), e você pode observar alguns remendos de aparentemente muco cervical fértil antes que a ovulação seja confirmada. Para evitar perder a chance de conceber, recomendamos o seguinte:
- Usar múltiplos sinais (pelo menos muco cervical e temperatura) para confirmar ovulação.
- Considerar todo muco tipo clara de ovo e aquoso como possivelmente fértil.
Tenha certeza que a subida de sua temperatura é claro e estável por alguns dias antes de considerar que a ovulação passou.
 











4 comentários:

  1. boa noite gostaria de saber onde comprar o termometro de medir a fert
    ilidade muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, vc encontra em qualquer farmácia. É aquele digital
      :)

      Excluir
  2. Pode ser o termômetro de mercúrio?

    ResponderExcluir
  3. Pode ser o termômetro de mercúrio?

    ResponderExcluir