domingo, 15 de maio de 2011

Calculando o Período Fértil


Primeira lição de casa da treinante, se você souber a época do ciclo em que ocorrerá seu período fértil, suas chances de concepção serão bem maiores. Hoje em dia além da famosa Tabelinha, a qual explicaremos o cálculo abaixo, existem diversos testes de fertilidade parecidos com os que compramos em farmácias para detectar gravidez, além de outros controles como Temperatura Basal que explicarei em outro tópico, e existem também os controles de ovulação por Ultrassonografia que os médicos costumam pedir para analisar a normalidade da ovulação da mulher. A Tabelinha é o método mais utilizado desde a época da vovó.
Tabelinha é um método baseado em cálculos sobre a possibilidade de a mulher engravidar em diferentes épocas do ciclo menstrual.
Teoricamente a mulher é fértil no meio do seu ciclo. Ou seja, nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias, a fertilidade máxima seria entre o 12° 13º 14º e 15º dia, contando o primeiro dia da menstruação como dia 1º. Os médicos costumam dizer o 1º dia do ciclo não é o da borra, aquela sujeirinha que sai quando está chegando a menstruação, mas sim o 1º dia do ciclo é o dia que vem sangue vivo.
Em primeiro lugar devemos observar a duração de nosso ciclo menstrual, e só à partir daí podemos calcular nosso Período Fértil mais fidedigno ao real. Usando a fórmula abaixo fica mais fácil o cálculo:

X (nº de dias que duram o ciclo) - 14 = Dia da ovulação

ou seja, se seu ciclo normal é de 33 dias, 33-14 = 19º Dia do ciclo será sua provável ovulação.

Portando seu período Fértil será entre o 16º Dia do ciclo e o 22º Dia do ciclo, ou seja, 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação.

Esse cálculo é mais preciso para mulheres que possuem ciclos regulares. Existem disfunções hormonais entre outras que podem alterar esse processo, além da própria ansiedade, a qual já sitamos que pode alterar o ciclo normal de ovulação, mas sobre isso falarei mais adiante. Mas vai uma dica, treinar o ciclo todo é mais garantido e provoca bem menos stress, pois a mulher que sabe seu Período Fértil tende a ficar neurótica e atacar os maridos apenas nessa época, e como eu disse, homem não funciona sobre pressão.

Um comentário:

  1. ola queria sabe qual dia sera meu primeiro dia fertil sendo oque o primeiro dia da minha menstruaçao foi dia 16\11 meu ciclo e´ de 33 dias obrigado!!!!

    ResponderExcluir